5 exames médicos que todas as mulheres deviam fazer

As mulheres em geral andam sempre ocupadas seja com a azafama do dia a dia ou o trabalho e resta pouco tempo por vezes para cuidar da saúde.

Para ter mais atenção com a sua saúde apresentamos de seguida 5 sugestões de exames médicos que todas as mulheres deviam fazer.

 

 exames para mulheres

1-Avaliar se está com diabetes

Deve para todos os efeitos fazer exames de diagnóstico especialmente ao sangue para avaliar os níveis de açúcar em jejum.

Para o caso das mulheres a partir dos 35 anos deve fazer analises anualmente assim como jovens com 20 anos com historial de diabetes na família.

Nestas analises pode ficar a saber ao mesmo tempo como se encontra o seu colesterol , que junto com diabetes e casas de hipertensão arterial pode dar origem a problemas de saúde.

Se os exames aos níveis de açúcar estiverem altos normalmente até 115 mg dl o seu médico pode requerer um teste de tolerância à glicose para verificar se está desenvolver diabetes.

 

2- Fazer Teste de Papanicolau

O teste de papanicolau é um exame que toda as mulheres devem fazer de 3 em 3 anos a partir dos 25 anos para despistar o cancro do colo do útero, uma patologia que em Portugal já tem como prevenção a Vacina contra o papiloma vírus.

 

3- Fazer mamografia

A Mamografia é um exame que todas as mulheres a partir dos 35 anos devem fazer com intervalo de ano e meio entre cada uma para detetar precocemente casos de cancro da mama.

Se é uma mulher que já se encontra na menopausa neste caso deve fazer o mesmo exame de 2 em 2 anos.

Ao mesmo tempo é também importante fazer a palpação da mama todos os meses assim que entre em idade fértil para detetar precocemente eventuais caroços.

Se a mamografia detetar alguma alteração poderá ter de fazer mais exames como biópsias ou até uma ecografia mamária

4-Avaliar a Tensão arterial

A Hipertensão arterial é uma doença que habitualmente não causa sintomas e só se descobre normalmente quando o problema já está instalado.

A titulo informativo deve ter em atenção que os valores devem estar próximos de 120 /80 mm Hg, tudo o que seja acima a ou abaixo deve ser estudado e avaliado pelo seu médico de família.

Mas não tem de ser obcecada pelos valores de tensão, o ideal pode passar por avaliar uma vez por semana. Mas se é uma mulher que toma regularmente a pilula deve ter cuidado pois algumas provocam alterações na sua tensão arterial pelo que deve avaliar mais regularmente.

esfignomanómetro pressão arterial

5- Fazer Auto exame da sua pele

Se é uma mulher que se preocupa com a sua pele já deve passar algum tempo do seu dia a aplicar creme hidratantes e até creme para  as rugas. Mas mais do que isso é muito importante fazer um auto exame da sua pele de 3 em 3 meses a partir dos 20 de idade. Se por acaso detetar alguma alteração de algum sinal da sua pele que teimam em crescer ou que muda a sua cor de súbito, deve consultar o seu médico de família e até um dermatologista .

No caso do dermatologista este vai analisar cada sinal usando aparelhos própriso para a o efeito  os dermatoscópio que permite ver e detetar precocemente um melanoma em estado inicial com maior possibilidade de cura .

 

loading...

Deixar Comentário