Beneficios de amamentar

A Amamentação é uma questão que se coloca mal um bébé nasce e têm muitos Beneficios a opção por Amamentar ao peito.

Quando o bebé nasce, o primeiro contacto com a mãe ocorre com a amamentação. Esse acto é essencial para o desenvolvimento fisico e emocional da criança.

É o alimento que protege contra doenças, estabelece o fvínculo mãe-bebé, através do contacto táctil, visual e sensorial

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é recomendado o aleitamento materno até dois anos, e até ao sexto mês, deve ser exclusivo. Não deve ser oferecido outro alimento como água, chás ou outros leites.

BENEFICIOS DE AMAMENTAR

• Protecção contra infecções e doenças respiratórias principalmente com o colostro (leite produzido nas primeiras mamadas e de alto teor nutritivo).
• Redução na taxa da esnutriÇã0 e mortalidade infantil antes dos dois anos de idade.
Ajuda no crescimento e desenvolvimento infantil.
• Não há despesas com outros tipos de leite.

beneficios de amamentar

Situações em qua está contra-indicada a Amamentação
No entanto existem situações em que  o aleitamento materno não é indicado como é o caso de mães portadoras de doenças infecciosas, como HIV, htlv- 1 (tumores malignos), tuberculose, varicela e as que usam alguns medicamentos.

BIBERÃO, não!

A opção pelo biberaão para amamentar é prejudicial, pois além de ser fonte de contaminação, interfere na amamentação, condicionando a criança ao bico da mesma, fazendo-a recusar o seio. Esta preferência ocorre porque, com o bico do biberão, há menos esforço para sugar”.
Por outro lado o esforço realizado durante a sucção no seio é fundamental para o desenvolvimento da musculatura facial, determinando o adequado desenvolvimento da fala e das funções de mastigação.

loading...

One Response

  1. Ana 13 Janeiro, 2012

Deixar Comentário