Preparação pré-natal dos mamilos

A preparação dos mamilos pode ajudar a diminuir as dores nos mamilos, quando o bebé começa a mamar. Ela requer alguns minutos diários durante os últimos três meses de gravidez.

Aprenda a fortalecer suavemente os seus mamilos fazendo o seguinte:

1 – Puxe pelos seus mamilos, colocando o polegar sobre a parte superior da auréola (a parte castanha do mamilo), e os outros dedos na parte inferior – puxe para fora na direcção do mamilo, como o bebé fará quando mamar. Repita cinco a dez vezes.

2 – Esfregue os seus mamilos com uma toalha depois de tomar banho ou com uma luva molhada, enquanto estive a tomar duche.  Esfregue vigorosamente mas sem provocar dores.

3 – Não use sabonete nos seus mamilos. Isso poderá fazê-los secar ou gretar.

4 – Use um soutien próprio para amamentar, durante as ultimas semanas da gravidez. Areje os mamilos abrindo as abas.

5 – Aplique diariamente óleo de sésamo ou lanolina pura, para amaciar a região dos mamilos.

6 – Ponha um bocado de papel de cor na casa de banho para a lembrar, todas as vezes que lá for, que deverá arranjar uns momentos para a preparação dos mamilos.

amamentacao gravidez

Equipamento para amamentar

Uma peça de equipamento que tomará mais agradável o seu acto de amamentar é uma cadeira de balouço. O bebé foi sempre embalado durante toda a sua estadia dentro do seu corpo e o movimento de uma cadeira de balouço pode ser muito relaxante para ambos. A cadeira de balouço que escolher deve ser bastante alta nas costas, para você poder apoiar a cabeça, e deverá ter os braços à altura apropriada para lhe dar o máximo conforto quando segura o bebé. Não tenha pressa, quando estiver a escolher a cadeira. Sente-se em cada uma delas durante alguns minutos, até encontrar uma que se ajuste ao tamanho e ao formato do seu corpo. Um apoio para os pés ou uma almofada são úteis para você pôr os pés em cima enquanto amamenta. Isto beneficia a sua circulação sanguínea, ao mesmo tempo que lhe proporciona conforto e descontracção.

Uma segunda coisa necessária para quem amamenta é uma bomba para tirar o leite do seio, a qual pode ser usada para esvaziar os seus seios quando estão demasiados cheios ou para tirar leite para uso futuro. Há novas bombas no mercado que trazem recipientes descartáveis para uma fácil e rápida recolha do leite. Um tipo que é muito recomendado é a BREAST MILKING AND FEEDING UNIT, vendido por Happy Fammily Baby Products Company, 12300 Venice Blvd, Los Angeles Califórnia. É mais dispendiosa do que outras, mas funciona muito bem. O leite extra que você bombeia do seu peito pode ser congelado ( até duas semanas) e usado mais tarde.

Ideias erradas acerca da amamentação

Muitas mulheres pensam que ficarão continuamente presas ao bebé se amamentarem. No entanto, muitos bebés amamentados ao peito tomarão um biberão de leite previamente tirado do peito ou de leite artificial, quando as suas mães não estão disponíveis. Há muitas mulheres eu trabalham e que apenas amamentam os seus bebés de manhã e à noite, tomando o bebé leite artificial durante o dia. A frequência da amamentação é uma coisa que você e o seu bebé podem combinar.

Se sair à noite e o seu peito ficar cheio, você pode facilmente espremer à mão o leite extra no lavatório da casa de banho mais próxima. Se tem dificuldade em espremer à mão, pode levar consigo a bomba do peito para eliminar o leite extra.

Outra concepção errada é a de que você não será capaz de produzir leite nutritivo em quantidade suficiente para o seu bebé. Ora você será capaz de produzir bastante leite nutritivamente equilibrado para que o seu bebé cresça e se desenvolva desde que inclua 500 calorias por dias e mais uma refeição extra de alimentos ricos em cálcio, na sua dieta pós – parto, escolhida criteriosamente dos quatro principais grupos de alimentos. O seu corpo fará o resto. A sua «maquina de leite» natural continuará a fornecer o bebé, durante tanto tempo quanto você e o bebé desejarem.

Muitas vezes as mulheres que têm seios pequenos duvidam da sua capacidade de produzir adequadas quantidades de leite. O tamanho do peito tem muito pouco a ver com a capacidade de produzir leite suficiente. A maior parte do leite das mulheres está armazenada na parte de trás dos seus peitos. Á medida que o bebé chupa o leite da frente, o leite armazenado é puxado para diante e consumido.

Antes da invenção do leite artificial, as mulheres tinham muito pouco por onde escolher quanto à amamentação dos seus bebés. Amamentar fazia parte aceite do papel materno. Informar-se sobre a amamentação e senti-la, mesmo que por pouco tempo aprofundará a sua compressão acerca da maneira como funciona o corpo da mulher. Se achar que não deve amamentar, você pode facilmente alimentar o seu bebé com leite artificial. Se tiver as duas opções à sua escolha, a concepção yóguica será tentar primeiro o método natural.

loading...

Deixar Comentário