Seis lições de optimismo

Inspiração para o sucesso

A inspiração é essencial para se obter bons resultados. Temos que acreditar; pois se, à partida, não acreditamos, já não investimos da mesma maneira e aumentamos as possibilidades de insucesso. É um círculo vicioso que tem de ser compensado com um círculo virtuoso.

Mudar a linguagem

E fascinante verificar que, mudando a linguagem, podemos mudar a identidade, as relações e a cultura. De facto, as palavras usadas em cada momento são uma escolha e a capacidade de moldar a identidade através da fala.

Espiritualidade

Quando se fala em espiritualidade no meio profissional trata-se de encontrar um sentido para as coisas que se fazem, como é o exemplo de funcionários que fazem trabalho voluntário. A mudança que isso representa é enorme, por ser uma intervenção espiritual e uma forma de ajudar alguém a dar um sentido à vida.

Valorização e salário

A ausência do reconhecimento profissional, valorização e apreço pelo trabalho podem destruir uma empresa ou uma sociedade. Pode levar as pessoas a elevarem os níveis de depressão e os indicadores nacionais neste sentido são muito preocupantes.

Divã para todos

Os portugueses têm, por regra, uma percepção quase sempre abaixo das respectivas condições de vida. Avaliamo-nos quase sempre um bocadinho abaixo da nossa proporção de bem – estar. E está na altura de fazermos mudanças e de projectá-las nas novas gerações.

Crescer o que funciona

Uma empresa só funciona bem se cada coisa negativa que acontecer for compensada com, pelo menos, três coisas positivas. Devemos criar condições para aumentar o que faz florescer as nossas relações e os nossos processos. Temos que mudar a abordagem e começar a fazer crescer o que funciona, o que está bem. Sabemos hoje que o trabalho nas empresas melhora quando se aumentam a gratidão, o perdão e a generosidade.

optimismo
loading...

Deixar Comentário