Sinta-se Saudável com a Medicina Tradicional Chinesa

medicina tradicional chinesa e perder pesoAgora que terminaram as festas é importante regressar à boa forma. Emagreça sem ter de sofrer e sinta-se saudável, recorrendo à medicina tradicional chinesa.

Excessos de ingestão de comida causados pelas festas do mês de Dezembro e ao longo doa ano,provocam um aumento do peso, dores de cabeça e de estômago, desconforto abdominal, inchaço, gases e cansaço fácil.

Isto acontece pela ingestão de alimentos à base de açúcar, farinha branca, carne vermelha e álcool provocam. uma libertação de substâncias tóxicas pró-inflamatórias nas células, o que pode gerar desequilíbrios orgânicos nalguns órgãos, o aumento do colesterol e riscos de doenças cardiovasculares – o derrame, o aumento da glicemia (quantidade de açúcar no sangue) e a hipertensão arterial (tensão alta).

O excesso de peso cria tensões nas articulações e órgãos internos e a prática de exercício físico pode inclusivé agravar a  situação, e provocar lesões musculares e òsseas.

 Para além disso, a perda de peso deve sempre ser gradual, já que o corpo pode não aguentar uma redução muito brusca: não só os órgãos internos podem ser prejudicados como a pele do paciente pode não conseguir recuperar a sua forma habitual, sobretudo se acima de 40 anos.

existem ainda soluções alegadamente milagrosas , como a lipoaspiração e outras formas de cirurgia estética, que para além de provocar sofrimento no utente já para não falar de possiveis complicações destas técnicas.
N entanto e apesar desta soluções se não se evitar as causas do aumento do peso é muito provável que as pessoas voltem a ganhar peso.

O que diz a Medicina Tradicional Chinesa?

Do ponto de vista da MTC, o facto de se engordar representa uma falha do sistema energético do baço/pâncreas, que é responsável pela correcta eliminação ou assimilação das substâncias que ingerimos.

É também um dos sistemas energéticos do corpo humano mais agredidos pela vida moderna, por comidas demasiado refinadas ou tóxicas ou pelo stress e preocupações constantes que nos afligem hoje em dia. Por isso, é frequente ele começar a falhar e um dos principais resultados é começar a ganhar peso.

O baço/pâncreas e o estômago estão intimamente ligados na MTC e as causas do desequilíbrio que os pode afectar são múltiplas. As principais são maus hábitos alimentares.

Comer em excesso, ignorando os sinais de que estamos satisfeitos, comer fora de horas, comer substâncias que agridem directamente o baço, por exemplo, açúcares refinados. Stress emocional e, em particular, as preocupações excessivas, que atacam a energia do baço e estômago.

A medicina actual já estabeleceu uma relação causa efeito entre as emoções e os problemas digestivos, ou de estômago.

Existe também uma ligação entre as energias do figado e as do baço/pâncreas, já que, de acordo com a MTC, o figado controla o baço e se o figado está sujeito a demasiado stress, irritação e agressividade pode enfraquecer muito a energia do baço.

Diga adeus ao exceso de peso

O papel da medicina tradicional chinesa no combate dos problemas do excesso de peso é de tentar restabelecer o equilibrio entre  a energia do baço/pâncreas recorrendo a dieta e várias técnicas associadas coo a , acupunctura, massagem e fitoterapia  no sentido de  tonificar o baço, e  para que a pele volte a ter a sua elasticidade e os músculos fiquem mais tonificados levando desta forma a que a pessoa em causa perca o peso de modo natural e gradualmente.

Deixar Comentário