Tenha um bronzeado bonito e saudável

Quer tenha aproveitado os dias de férias nos últimos meses, quer ainda tenha umas semanas de descanso, este artigo vai dar-lhe conselhos para salvaguardar a saúde da pele no dia-a-dia e ainda prevenir queimaduras sem contudo perder o melhor do Sol: o bronzeado!

O primeiro passo está na hidratação. Nenhuma pele fica bronzeada de forma uniforme e com um aspecto saudável se não utilizar um creme hidratante e se não ingerir uma quantidade adequada de líquidos e de alimentos ricos em carotenóides e antioxidantes. Espinafres, tomate, abóbora, pimento vermelho, cenouras, agrião e pêssegos são bons exemplos dos alimentos que deve incluir na dieta.

Use e abuse do protector solar

Ainda antes de sair de casa para ir para a praia não esqueça o mais importante: aplicar protector solar com factor adequado à sensibilidade da pele, mas sempre com protecção UV e UVA. Deve ainda repetir a aplicação de duas em duas horas, mesmo que esteja nublado e vento, e preferir estar em movimento do que parado ou a dormir para evitar escaldões. Deve ainda evitar excessos de higiene, fazer depilações ou peelings antes da exposição solar, para não deixar a pele mais vulnerável, e reduzir o uso de perfumes, loções de banho e cosméticos.

Mas se o sol é perigoso para a sua pele, imagine para um bebé. Antes dos 12 meses, o bebé deve estar sempre à sombra e depois desta idade deve usar t-shirt e chapéu e creme com factor de protecção igual ou superior a 50 e não estar parado.

Já no regresso a casa, e após o banho, deve aplicar uma loção que o ajude a repor as propriedades cutâneas, nomeadamente a hidratação, e usar roupas leves e frescas.

Salvaguarde a pele e olhos no dia-a-dia

No entanto, e mesmo que não vá para a praia, não se esqueça de que a roupa não protege o corpo na íntegra e que existe uma quantidade considerável de pele que continua exposta ao Sol, nomeadamente a cara, os braços e as pernas. De salientar que o rosto (sobretudo o nariz e os lábios), o peito e os ombros estão entre as partes mais vulneráveis e sensíveis aos raios solares.

Por isso, os especialistas aconselham o uso de protector solar mesmo quando vai trabalhar ou quando vai fazer uma caminhada ou brincar com as crianças para o parque. Além disso, deve utilizar óculos de sol com protecção dos raios ultravioleta e chapéu, sobretudo se sair nas horas de maior calor (11h-15h).

Hidratação e líquidos no pós-escaldão

Se já não for a tempo de prevenir uma queimadura solar, não se esqueça de manter a hidratação da pele, de beber mais de 1,5 litros de água por dia e de ingerir alimentos ricos em zinco, como é o caso das ostras e das nozes, que ajudam a renovar a pele, e em selénio, como o gérmen de trigo e os cereais, que mantêm a elasticidade dos tecidos e compensam os danos provocados pelo Sol.

sol praia, bronzeado

Deixar Comentário